Gateiro, você conhece FeLV e FIV?
- dogdogcatcatpetsho
- 21 de jun. de 2014
- 2 min de leitura
Há duas doenças muito importantes entre os felinos que precisamos conhecer. Elas têm muitas características em comum, mas há importantes diferenças a serem consideradas. Ambas são causadas por vírus e levam a um enfraquecimento do sistema imunológico dos gatos, embora muitos deles possam viver uma vida relativamente normal. São doenças transmissíveis apenas entre os felinos.
Essas doenças são a Imunodeficiência Viral Felina, FIV (em Inglês Feline Immunodeficiency Virus) e a Leucemia Viral Felina, FeLV (em Inglês Feline Leukemia Virus).
No começo do curso dessas doenças, os gatos não aparentam estar doentes. Mas, à medida que as funções imunológicas declinam, eles começam a ficar susceptíveis a infecções graves e a alguns tipos de câncer.
Os gatos com FIV podem apresentar-se:
- sãos e imunes, por terem conseguido derrotar a infecção;
- portadores sãos, que não adoecem, mas transmitem o vírus;
- animais doentes, com o sistema imunológico comprometido.
Os gatos com FeLV podem conseguir vencer a infecção ou não. Caso não consigam, o prognóstico não é bom.
Os fatores de risco para essas duas patologias são, principalmente, comportamento do animal adulto e acesso a ambiente externo (gatos que saem de casa). Já o comportamento doméstico e a esterilização estão associados com taxas de infecção baixas.
Embora sejam vírus que podem levar à morte, um controle médico apropriado, alimentação adequada e cuidado com infecções oportunistas podem oferecer uma vida mais longa e mais saudável a gatos infectados.
Transmissão:
Ambas são transmitidas principalmente pela saliva de gatos infectados. Assim, a transmissão ocorre ou em casos de comportamentos agressivos, como brigas em que ocorrem mordidas, ou pelo contato com fluidos corporais (contato sexual), ou pelo contato durante comportamentos sociais (uso de vasilhas comuns de comida e água, camas, limpeza mútua), bem como transmissão in útero, entre mães doentes e suas crias. De uma forma geral, a FeLV é transmitida principalmente por lambedura e a FIV por mordida.
Sinais e Sintomas:
Os sinais e sintomas da infecção por FeLV e FIV são bastante variados e incluem perda de apetite, febre, fadiga, perda de peso, depressão e alterações comportamentais.
Prevenção:
Os principais cuidados a serem tomados são simples e incluem:
- observar o gato, especialmente para detectar mudanças de comportamento;
- limpeza periódica das caixas de areia;
- não deixar o animal infectado sair de casa, para não infectar outros animais e para não sofrer infecções;
- se há outros gatos na casa, isolar o que foi diagnosticado, impedindo contato próximo;
- não trazer animais novos para casa, para evitar agressões territoriais;
- buscar informações seguras com o médico veterinário responsável pelo animal;
- alimentá-lo com ração balanceada para evitar problemas (consulte o médico veterinário para saber qual a ração mais indicada).
Procure nossa Pet Shop e informe-se com nossos veterinários! Prevenção nunca é demais!
Mantenha seu amiguinho sempre saudável!
Comments